Vídeo 1 - Vida Mental ' Como se constitui a rede de atenção psicossocial?
O vídeo Vida Mental faz um apanhado do que seja o RAPS e o psiquiatra Dr. Hewdy Lobo fala sobre como é a rede de atenção psicossocial ou RAPS, e sobre a pós-graduação em saúde mental para equipes multiprofissionais na UNIP.
Ele apresenta a Portaria nº 3.088/2011 que institui a Rede de Atenção Psicossocial dando a ela suas características principais ou componentes principais, sendo eles:
· Atenção Básica em Saúde:
- Unidade Básica de Saúde,
- Equipe de Atenção Básica para populações específicas:
- Equipe de Consultório na Rua
- Equipe de apoio aos serviços de componente Atenção Residencial de Caráter Transitório.
- Centros de Convivência.
· Atenção Psicossocial Especializada
- Centros de Atenção Psicossocial, nas suas diferentes modalidades (CAPS).
· Atenção de urgência e emergência, formadas pelos seguintes pontos de atenção:
- SAMU 192
- Sala de Estabilização
- UPA 24 horas
- Portas hospitalares de atenção à urgência/ pronto socorro
- Unidades Básicas de Saúde entre outros.
· Atenção Residencial de caráter transitório:
- Unidade de Recolhimento
- Serviços de atenção em regime Residencial
· Atenção Hospitalar:
- Enfermaria especializada em Hospital Geral
- Serviço hospitalar de referência para atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
· Estratégias de desinstitucionalização, formada pelo seguinte ponto de atenção:
- Serviços Residenciais Terapêuticos
· Reabilitação psicossocial
Dr. Hewdy faz alguns comentários significativos e importantes para entender o funcionamento desses equipamentos apontados na Resolução 3.088/2011. Por exemplo, ele aponta que a Atenção Básica em Saúde é o equipamento mais territorializado, ou seja, está mais próximo do usuário, sendo que nas UBS temos as equipes de programa, estratégia e saúde da família.
Para Hewdy esses equipamentos devem estar interligados ou por computação ou de relação entre os profissionais dessas unidades com as outras unidades como o CAPS, Os SAMUS, que em algumas cidades funcionam, por exemplo: Campinas/SP, Salas de Estabilização, UPAs 24h, Portas Hospitalares, UBS entre outros, Unidades de Recolhimento, Serviços de Atenção domiciliar, Atenção Hospitalar: enfermarias e o serviço especializado às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, serviços desinstitucionais: terapêutica residencial e Reabilitação psicossocial. .
Esses equipamentos que são muitos devem funcionar em comunicação e quanto mais estiverem comunicados e integrados, melhor funcionarão para a rápida resolutividade das demandas dos pacientes, ou seja, ele perpassa todos os equipamentos apresentados na portaria.
Hewdy informa que dessa forma o paciente necessitado pode ser realocado, migrado ou transitar livremente entre esses equipamentos conforme a sua necessidade seja por estágio de adoecimento ou de resposta ao tratamento que esteja sendo dado.
Quanto ao atendimento em Hospitais Gerais e enfermarias esse progresso se dá pela desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos o que tem gerado um acesso maior desses pacientes em hospitais Gerais. Embora isso seja vantajoso ainda no Brasil há uma ínfima disponibilização pela demanda que se apresenta enquanto realidade.
O professor discute que muitas vezes os problemas com álcool são tendenciosos a uma subvalorização da importância de se tratar pacientes pelos alunos de cursos de especializações, porém para ele existe uma parcela considerável de pacientes que procuram ajuda médica e especializada em decorrência aos problemas enfrentados por essa droga legal.
Os serviços residenciais terapêuticos representam humanização e autonomia aos pacientes e os serviços de Reabilitação psicossociais, altamente competentes, porém infelizmente concentrados em Instituições de Ensino e Instituições Universitárias do que propriamente disseminadas.
Referências Bibliográficas:
VIda Mental ' Como se constitui a rede de atenção psicossocial?. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OCV5TTS73xM>, Acesso em 06 out. 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário