quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Síntese: POMPÉIA, J. A; SAPIENZA, B. T. - “Dois nascimentos do Homem: escritos sobre terapia e educação na era da técnica”

POMPÉIA, J. A; SAPIENZA, B. T. Daseinanalyse e Clínica in “Dois nascimentos do Homem: escritos sobre terapia e educação na era da técnica”. Rio de Janeiro: Via Verita, 2011.

O texto Daseinsanalyse e Clínica (2011) é um dos artigos do livro “Dois Nascimentos do Homem [...]” que se compõe por diversos artigos que se inter-relacionam complementando-se para explicitar de forma simples a perspectiva fenomenológica existencial. Como propósito do livro percebe-se interesse em informar leitores interessados em educação e saúde. A perspectiva dos autores é a de Heidegger e aborda assuntos referentes ao cotidiano dos autores sobre educação, terapia, reflexão crítica sobre o que repercute da era tecnológica impingida à psicologia. O livro divide nove capítulos entre dois autores e uma apresentação assinada por Marco Antonio Casanova.

 No capítulo Daseinanalyse e Clínica os autores desenvolvem ideias relativas à Daseinsanalyse e como esta é considerada especificamente na clínica. Existe um mergulho nas reflexões de Heidegger na compreensão de como o conhecimento é produzido e em como ele se reflete no logos (verbo, palavra), bem como seu envolvimento na vida dos que a experimentam. A priori a reflexão é dada sobre o saber mais explicativo, também chamado universal, das ciências existentes, bem como pela busca do saber comum e como estes saberes se autorrefletem no juízo humano.

Os autores procuram refazer o caminho que predominava na antiguidade grega em Aristóteles para, a partir disto, percorrer o pensamento de Descartes acerca do conhecimento tanto do logos (palavra) como da psique (mente). Com isto eles objetivam colocar em exposição a origem, os significados e os sentidos dados à psicologia cuja finalidade está em expor, também, qual é o sentido da psicoterapia ou da clínica em si.

Ao abordar este tema os autores apresentam ao leitor algumas perspectivas psicológicas de origem empírica como as comportamentais, psicanalíticas e neurocientíficas que de forma incisiva vão delinear linhas de conhecimento que nortearão a psicoterapia ao longo do tempo. De maneira simples os autores apresentam uma compreensão de como estas abordagens se fundamentam epistemologicamente.

Desta forma desvelam-se na história da clínica e suas abordagens a perspectiva que tem por objetivo o combate ao mal para eliminar o sintoma gerador do sofrimento, detectando o determinante comportamental, de origem farmacológica ou inconsciente. 

Em relação ao uso de terapias farmacológicas os autores apontam para a eficácia dos medicamentos na redução dos sintomas, embora gerem ao mesmo tempo consequências que estão relacionadas à manutenção do tédio e da insegurança. Para os autores apesar de ser eficaz a terapia farmacológica os seus efeitos colaterais que atuam na percepção das coisas e fatos impedem que o paciente perceba conscientemente seus sentimentos reais criando assim uma insegurança a respeito de si mesmo.

Contrariamente às perspectivas apontadas como tradicionais a Daseinsanalyse enquanto linha de psicoterapia não é vazia de sentido já que por se tratar de uma perspectiva fenomenológica-existencial não considera o logos (palavra) um único modelo de conhecimento privilegiado ou a psique (mente) como uma via única direcionada a interioridade. Neste sentido em Heidegger retoma-se uma ontologia fundamental que permite compreender as dimensões da experiência humana em suas especificidades e isto aproxima o leitor de como ocorre o fazer clínico na Daseinsanalyse.

Portanto, da compreensão de um dasein deriva uma perspectiva particular sobre a problemática e a cura dando luz ao trabalho do analista moderno. Os autores deixam claro que são objetivos desta linha de psicoterapia desvelar sentidos, compreender como o indivíduo se afina a sua autogestão emocional numa perspectiva que promove a liberdade de existir e ser no mundo.

Logo, a Daseinsanalyse estabelece uma postura terapêutica que envolve acolhimento, aproximação e aceitação do dasein do paciente. Esta perspectiva clínica está para clarificar as experiências vividas pelo ser-aí e uma interpretação integradora indicará uma dispersão de objetivos e posturas do terapeuta que convergirá em cuidado do ser.

Este capítulo é importante à medida que demonstra como o trabalho terapêutico daseinsanalítico possui especificidades própria sendo uma clareira que se contrapõe as práticas terapêuticas tradicionais reducionistas e de caráter curativo. O texto distingue a Daseinsanalyse das outras psicoterapias justamente porque esta não estabelece teorias e diagnósticos a priori sobre as vivências do ser-aí, mas busca no movimento do encontro estabelecer perspectivas possíveis para o ser que se apresenta aqui-agora em processo respeitando sua experiência ôntica.

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